Fixação de Perfume – Lendas e Verdades

“Usar um perfume equivale a entrar em um mundo de magia, mistério e encantamento para revelar de forma sutil um pouco de si mesmo. ”

“Perfumaria” é um tema encantador, mas muito complexo.  Há muito o que aprender:  as famílias olfativas, as técnicas para a extração dos ingredientes, o processo de criação, a história por trás dos grandes perfumes…enfim, um mundo fascinante e envolvente.

Porém, há um assunto que sempre gera polêmica! Afinal, o famoso “fixador” existe? O que faz com que o “cheirinho de um perfume” dure por mais tempo?

A verdade é que o “fixador” não passa de lenda.

“O que existe de fato são notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, são menos voláteis e aumentam a fixação de um perfume.”

“A fixação é portanto uma parte integrante do perfume (nada que se adicione à parte), que poderá ser maior ou menor dependendo da combinação de matérias-primas usadas pelo perfumista na sua criação e também das características da nota olfativa. ”

Vamos mostrar quais são as famílias olfativas e suas principais características:

Familia Olfativa Feminina2Citricas 2Cítricas: Viva, leve, refrescante

A durabilidade não é o fator mais importante deste tipo de fragrância devido ao seu alto grau de volatilidade. Notas cítricas (limão, bergamota, tangerina, mandarina, laranja, grapefruit, lima) ou ervas aromáticas (tomilho, menta, Sálvia, alecrim, anis)

 

FloraisFlorais: Delicadeza, feminilidade

Esta é a maior e mais importante família olfativa feminina. Composta por fragrâncias que são uma combinação de diferentes tipos de flores.

 

CanelaFlorientais: Sensualidade, sofisticação

Combinam a beleza  do bouquet floral com a sensualidade e a longa duração das fragrâncias orientais. Alguns exemplos de notas florientais são sândalo, canela, flor de laranjeira.

 

OrientaisOriental: Mistério, exótico, sensual

Uma combinação de ingredientes que vem do Oriente Médio: mirra, incenso, baunilha, bálsamos da Arábia, especiarias da Índia, âmbar e musk

Normalmente são fragrâncias de longa duração – doces, pesadas e profundas.

 

Musk

Musk: Conforto, sensualidade

Família baseada nas notas florais com adição de notas musk, que dão sensualidade, conforto e conferem grande fixação na pele devido a baixa volatilidade.

 

LavandaLavanda: Frescor, bem estar

Fragrâncias que combinam notas de flores de lavanda, gerânios e musks. Transmitem a sensação de conforto e limpeza.

 

Chypres Baunilha

Chypre: Elegância clássica

O chypre é uma combinação de madeiras e musgos. São quentes e muito fixados.

Nesta família se encontram o patchouli e a baunilha

 

Familia Olfativa Masculina

MusgoFougère:  Masculinidade, refrescância

Os acordes são frescos e utilizam notas florais, frutais. A permanência de seu frescor dura todo o uso da fragrância.

A percepção desse tipo de fragrância é natural, limpa, fresca e vibrante

 

MadeiramentoAmadeiradas: Clássica, elegante, sofisticada

Essas fragrâncias são baseadas em madeiras clássicas, tais como, vetiver, sândalo e cedro. São marcantes e de grande fixação.

 

 

E, por que o mesmo perfume tem fixação diferente em diferentes pessoas?

 Porque cada pessoa tem características próprias : o suor e a acidez, bem como a oleosidade da pele. Isso sem levar em consideração os hábitos de higiene, alimentares e remédios utilizados.

 

Por que depois de um certo tempo de uso, os perfumes vão se tornando “mais fracos” ?

Os perfumes não se tormam mais fracos num curto espaço de tempo. Já foi comprovado que os usuários passam a se acostumar com uma determinada fragrância, o que dá a impressão de que está ficando mais fraca. A isto chamamos de saturação  olfativa ou acomodação olfativa

 

Olfato

Saturação olfativa ocorre quando estimulamos demais estes receptores e resulta na diminuição da percepção ou bloqueio total do sentido do olfato.

Assim, vamos aprendendo um pouco mais sobre nossos adoráveis perfumes e “seus segredos”!

Se acharam interessante e querem ver mais sobre o assunto, deixem seu comentários.

Clarice Linspector

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*